• pzorzodias

Você sabia que o Contrato de Licença de Uso de Imagem pode auxiliar na expansão da sua marca?

A marca de um produto é tão importante que, por diversas vezes, nomeamos determinados produtos pela sua marca e não mais pelo seu nome e utilidade. Um exemplo disso, é o que ocorre em almoços de família quando compramos uma Coca-Cola para beber e não um refrigerante qualquer. Entre os mecanismos de proteção e reconhecimento da sua marca está o contrato de licença de uso de marca.


Esse tipo de contrato, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, se destina a autorizar o uso efetivo, por terceiros, de sua marca regularmente registrada. Como titular do registro, você poderá celebrar contrato de licença para uso da marca, sem prejuízo de seu direito de exercer controle efetivo sobre as especificações, natureza e qualidade dos respectivos produtos ou serviços.


Para entender como funciona o licenciamento de marcas, temos os exemplos das grandes lojas de roupas que vendem camisetas, bolsas e acessórios de personagens conhecidos. Para que seja possível a fabricação destes produtos é necessário o licenciamento concedido pela empresa titular da marca. Desta forma, o dono da marca ganha uma porcentagem da venda para que a empresa fabricante que a está utilizando se beneficie do valor agregado ao produto.


Por fim, temos que o Contrato de Licença de Uso de Marca é de extrema relevância e está presente tanto em nossas vidas como em diversos setores da economia, podendo representar vantagens econômicas para o proprietário da marca e para o licenciado. É indicado que, caso haja interesse nesse tipo contratual para a proteção e divulgação de sua marca, procure um profissional para te orientar na elaboração do seu caso concreto.

Imagem: electiservicos.com.br/blog/direitos-e-deveres

21 visualizações