Você sabe o que é Tokenização?



Tokenização é um processo de substituição dos dados reais por outros equivalentes, com mesmo formato e protegidos por uma chave de criptografia. Atualmente, a tokenização é muito usada em transações financeiras online de bancos. Por exemplo, para resguardar o nome de um titular, o número de sua conta bancária ou de um cartão de crédito que esteja salvo em seu banco de dados, o melhor caminho é preservar o formato destes dados sensíveis, tornando-os ininteligíveis através da tokenização.


Através da tecnologia blockchain, é possível tokenizar ativos imobiliários, commodities, energia e até mesmo obras de arte. Partindo do ponto de que um ativo tokenizado é um contrato digital emitido com tecnologia blockchain e vinculado a um documento jurídico que representa um ativo real, quem possui o token acaba por possuir o que o próprio ativo do token representa. Nesse caso, tokenização representa, também, o processo de conversão de alguma forma de ativo em um token que pode ser movido, gravado ou armazenado em um sistema blockchain.


Sendo assim, a tokenização de ativos permite converter os direitos nesses ativos com valor econômico em um formato digital, com regras especificadas por meio de contrato inteligente. Após tokenizado, o ativo pode ser facilmente negociado.


Fonte: Money Times

26 visualizações