top of page
  • pzorzodias

Você que é empreendedor autônomo conhece os benefícios em ser um Microempreendedor Individual?

O texto de hoje apresentará os principais detalhes sobre esse tipo jurídico que também é conhecido como MEI.


O MEI surgiu em 2008, como forma de legalizar os negócios individuais que ainda não eram reconhecidos, além de trazer muitas vantagens e praticidades para o empreendedor.


É comum se deparar com a confusão entre tipo jurídico e a classificação de regimes tributários, e quando se trata de MEI, o tema nada mais é do que uma regulamentação para o trabalhador autônomo, enquanto a sua tributação será regida pelo Simples Nacional.


Entre os benefícios para a o autônomo que opta por se tornar um MEI está a legalização do seu negócio, pois torna-se possível a emissão de nota fiscal, além da facilidade para obter créditos e trazer maior credibilidade e confiança para o seu negócio.


Outro ponto a ser considerado é a segurança jurídica, a burocracia simplificada e a baixa incidência de tributos, isso porque, os tributos cobrados para o MEI são menores e são feitos de forma unificada, ou seja, é uma cobrança só por mês e com valor fixo que já inclui as taxas destinadas para o INSS, arrecadação estadual e arrecadação municipal para prestadores de serviços.


Quanto aos benefícios e direitos previdenciários, o autônomo passa a ter direito à aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença ou salário-maternidade e, além disso, a família tem direito a uma pensão em caso de morte.


É possível ainda a contratação de um funcionário para seu empreendimento, uma vez que o MEI permite que o autônomo contrate um funcionário para auxiliar no negócio, recebendo até um salário mínimo. Existem, também, serviços gratuitos ao empreendedor que passa a ter direito a assessoria contábil gratuita para realização da inscrição até a primeira declaração anual da microempresa individual.


Converse com um advogado de sua confiança para conhecer mais informações sobre esse tema e iniciar o ano de 2023 com sua empresa devidamente regularizada!


Imagem: https://empresasecooperativas.com.br/o-que-e-empreendedorismo/

23 visualizações
bottom of page