top of page
  • pzorzodias

Será que é possível patentear uma ideia? O texto de hoje responderá essa pergunta!

No mundo dos negócios não é incomum se deparar com a competitividade acirrada entre os empreendedores, pois a cada dia novas ideias para o mercado são criadas e estruturadas como projetos em construção.


No entanto, não basta apenas criar, é necessário proteger as suas criações para que não sejam reproduzidas por outras pessoas, e isso pode significar patentear uma ideia inovadora.


Patentear uma ideia é uma excelente forma de registrar algo que você criou como sua propriedade, impedindo assim, que outras pessoas a reproduzam e reclamem sua autoria posteriormente.


O primeiro passo para dar início a esse procedimento é juntar elementos que comprove que o autor realmente produziu e que a ideia ainda não existe. Ou seja, é preciso que o objeto da patente seja inovador e que esteja dentro do que os órgãos competentes entendem como patenteável.


Por isso, aconselho a você que, antes de dar entrada no processo para patentear uma ideia, pesquise se realmente não existe ninguém que já tenha criado algum projeto muito semelhante ou até mesmo igual ao que você está desenvolvendo.


Há, ainda, a possibilidade de registrar sua marca - impedindo que outra empresa use o nome do seu negócio -, um programa de computador ou um desenho industrial, mas as formas de registro para cada um deles exigem processos diferentes.


Vale mencionar que, existem certos elementos que não podem ser patenteados, como por exemplo, como métodos de ensino, planos de saúde, obras de arte, métodos matemáticos e outros conceitos e ideias que não possam ser reproduzidos industrialmente.


Consulte um advogado de sua confiança par entender sobre como funciona esse procedimento que visa garantir a sua propriedade perante a ideia genuinamente criada por você!

Imagem: https://www.recifeprommo.com.br/produto/criacao-de-artes-graficas-em-recife-0d9-20c-e21

18 visualizações
bottom of page