• pzorzodias

Separamos nesse texto tudo o que você precisa saber sobre a sociedade de responsabilidade limitada!

Para começar com o pé direito a apresentação dos tipos societários neste mês, iniciaremos com a sociedade limitada (LTDA) que é um dos tipos de empresa predominantes no Brasil, é formada por duas ou mais pessoas, podendo ser pessoa física ou jurídica, com capital social dividido em quotas.


As sociedades desse modelo podem receber investimentos iguais de seus sócios, também podem receber investimentos correspondentes à porcentagem que cada um possui da empresa. A principal finalidade é proteger o patrimônio de cada um em caso de falência, afastamento ou rompimento da parceria da empresa.


Os sócios devem atuar de maneira integrada para que a empresa alcance um bom desempenho, isso significa que nenhum sócio poderá retirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir despesas pessoais ou de qualquer outra origem que não as contas da própria organização, tudo isso visando respeitar a autonomia da empresa.


São estabelecidas normas com base no valor investido por cada associado permitindo que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios, desde que tenha o consentimento desses. Uma vez constituída a sociedade entre os membros e as responsabilidades internas da companhia, o estabelecimento adquire status autogerenciável. Isso significa que todo e qualquer gasto efetuado após a formação da sociedade é de responsabilidade da empresa, não dos sócios individualmente.


Saber o que é sociedade limitada e conhecer suas regras não basta, pois a regularização de uma empresa depende do registro na Junta Comercial e a solicitação de inscrição nos seguintes órgãos, Receita Federal para emissão de CNPJ, Secretaria da Fazenda para inscrição de ICMS e prefeitura, para concessão de alvará de funcionamento. A necessidade de autorizações de outros tipos de permissões dependerá do formato de negócio de cada companhia, por isso acompanhe nossos textos semanais para não perder nenhum detalhe sobre as próximas modalidade que serão apresentadas.

22 visualizações