• pzorzodias

O Contrato Social é como a certidão de nascimento do seu empreendimento.

Hoje te apresentaremos algumas características desse documento!

Nas próximas semanas te apresentaremos os detalhes mais relevantes acerca dos documentos constitutivos que compõem um empreendimento. Hoje inauguramos essa coletânea de textos explicando as características de um contrato social que pode ser definido como a certidão de nascimento da empresa, uma vez que constam todos os dados básicos do negócio, como por exemplo, o nome dos sócios, o endereço da sede, os principais deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação.

Toda sociedade limitada no Brasil necessita de um contrato social para poder operar e se registrar nos órgãos públicos. Também é utilizado para validar a participação do empreendimento em licitações do governo e para a abertura da sua conta bancária. Outro ponto importante é que o contrato social define expressamente quem são os responsáveis legais da empresa, sendo assim, em caso de demanda judicial, os nomes que constam no contrato social serão aqueles que responderão em juízo pela empresa.


Sempre mencionamos aqui que a digitalização de procedimentos está em ascensão e uma das provas desse fato é que as Juntas Comerciais já descartaram a autenticação física dos documentos oficiais de empresas, pois tudo é feito digitalmente, via e-mail. Sendo assim, caso você possua seus documentos impressos, eles terão no rodapé uma chancela digital do órgão, que irá validar qualquer impressão que você realizar como um documento oficial e original.

Imagem: encontresuafranquia.com.br

14 visualizações