• pzorzodias

Já ouviu falar sobre Non Disclosure Agreement? Também conhecido por Acordo de Confidencialidade.

Com tantas inovações e metodologias de trabalho, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Nesse cenário, as empresas precisam proteger ao máximo seus dados confidenciais e segredos industriais. As estratégias para isso é fazer o acordo de confidencialidade com colaboradores e parceiros comerciais, pois revelar segredos do negócio pode significar a perda da posição de sua marca no mercado, pois ao vazar informações, a concorrência terá mais conhecimento sobre seus processos e produtos. Para evitar esse tipo de problema, apresentaremos nas próximas semanas os aspectos mais relevantes a serem considerados na hora de elaborar um acordo de confidencialidade.


O acordo de confidencialidade, também chamado de NDA do inglês “Non Disclosure Agreement”, se trata de um documento com valor jurídico que pode ser utilizado por duas ou mais partes quando elas pretendem manter informações em sigilo, evitando problemas como a espionagem industrial e o vazamento de dados corporativos.


Esse termo precede não apenas eventos estratégicos, como nas admissões de novos empregados, parcerias comerciais, avaliações de possíveis investimentos e apresentação de novos produtos, mas também em situações comuns no dia a dia das organizações, como na contratação de prestação de serviços terceirizados ou na cotação junto a fornecedores. Em qualquer uma dessas situações a atenção conferida ao NDA deve ser a mesma, pois a sua importância está relacionada à proteção de informações críticas, dados sensíveis e metodologias estratégicas da empresa.


A principal vantagem desse contrato é oferecer mais segurança para as partes envolvidas sobre as informações de determinado projeto, de parceria, ideias e até mesmo patentes, aumentando a confiabilidade da relação comercial. O NDA não garante que todas as informações sejam protegidas, mas estabelece todas as penalidades para quem descumpre o que foi acordado. Dessa forma, quem assina o termo tem um compromisso maior com o sigilo, principalmente se o contrato vier com uma previsão de multa elevada.


Fonte: https://abstartups.com.br

23 visualizações