• pzorzodias

Já ouviu falar sobre Hub de Inovação? Hoje vamos falar do modelo de negócio pode te trazer vantagens

Para melhor compreender esse modelo vamos comparar a empresa Hub com um shopping center que é uma estrutura fixa composta por diversas lojas, onde você pode encontrar praticamente tudo o que precisa. Por analogia, o shopping seria a empresa Hub e as diferentes lojas seriam os profissionais de áreas específicas.


Nesse sentido, Hub é o termo usado para a concentração de ideias e soluções para os mais diferentes problemas. Com o aumento da competitividade do mercado, esse modelo de negócio surgiu em diversas áreas, como as de inovação, desenvolvimento e negócios, por exemplo.


Por outro lado, a expressão também está ligada aos antigos conglomerados empresariais, sejam eles criados ou ligados por meio de fusões ou compras. Nesses conglomerados, várias marcas diferentes se reuniam e ofereciam aos clientes seus serviços. Não havendo a necessidade de o cliente procurar soluções por fora, já que o grupo possui um leque de empresas com diferentes serviços.


Hoje, esse é um conceito novo que veio para ficar, transformar e simplificar a forma como a empresa e o cliente interagem, o objetivo é deixar a experiência com o cliente personalizada, assertiva e satisfatória. Outro ponto positivo dos Hubs de Inovação é o networking, pois as startups não ficam fechadas em suas ideias, sendo possível trabalhar de maneira colaborativa, inspirar-se em outras ideias e fazer parcerias.


A imagem abaixo demonstra a diferença, em termos estruturais, no modo como as parcerias e integrações são realizadas no modelo tradicional de negócios em comparação com o Hub de Inovação.

Imagem: Revista Preven

22 visualizações