• pzorzodias

Já ouviu falar sobre a cláusula Tag Along? Vem conferir!

O texto de hoje te apresentará essa previsão que pode ser benéfica para o seu caso.


Na semana passada falamos com detalhes sobre as cláusulas bad leaver” e “good leaver” que podem compor um acordo de acionista visando resguardar os termos de transferência de todas ou algumas das ações de um diretor-acionista para os remanescentes com base no motivo da partida. Mencionamos também um acordo de acionistas trata de três disposições básicas: comando, defesa e entendimento mútuo.


Este acordo legal também pode dispor de regras para a saída de um acionista que atua em cargos diretivos e executivos, em razão disso, essa semana falaremos sobre o mecanismo de tag along, também chamado de direito de venda conjunta, que no geral visa a proteção de acionistas minoritários da companhia.


Traduzido para a língua portuguesa, o termo tag along significa, no sentido literal “ir junto”, uma vez que essa cláusula confere o direito de venda das ações detidas por um acionista em conjunto com as ações detidas por outro acionista, na hipótese de recebimento de uma proposta para alienar suas ações.


Os acionistas terão a faculdade de exercer ou não o direito de tag along, de forma que poderão optar entre vender as suas ações em conjunto com o acionista vendedor ou permanecer na companhia após o ingresso do adquirente do das ações.


Caso optem pela venda conjunta, terão o direito de exigir que o adquirente ofereça o valor equivalente ou um percentual - a ser estabelecido no acordo de acionistas - do valor pago por ação ao acionista vendedor, nos mesmos termos e condições a este oferecidas. Essa garantia facilita o processo de venda do ativo caso o investidor queira se desfazer dos papéis sem ser acometido pelas oscilações do mercado financeiro que ocorrem diante do anúncio de mudança de controle.


Fique por dentro das postagens semanais para saber mais detalhes sobre as cláusulas que podem compor um acordo de acionistas.

Imagem: einvestidor.estadao.com.br

30 visualizações