• pzorzodias

Já ouviu falar em Due Diligence?

Você sabe o que a compra e venda de um imóvel pode ter em comum com operações de expansão das empresas existentes no mercado? Due Diligence!


Trata-se do procedimento que identifica riscos em oportunidade de negócios por meio de análises realizadas através de um conjunto de ações que possibilita visualizar minuciosamente os ativos e passivos contábeis e jurídicos de um determinado negócio. De modo simplificado, é o selo de qualidade de um negócio que poderá auxiliar o empreendedor na compreensão de seus aspectos mais relevantes sobre o posicionamento de mercado, sua concorrência, principais riscos inerentes ao negócio, bem como ajudar nas projeções e planejamentos dos próximos passos.


Comprar uma empresa ou um imóvel costuma ser um ato que envolve diversos riscos, o papel da Due Diligence é identificar e reduzir esses riscos através de mecanismos de pesquisa, pois uma vez identificados os possíveis entraves, torna-se viável o prognóstico das atitudes futuras. É possível realizar esse procedimento em qualquer negócio ou imóvel, pois independentemente do seu porte e segmento, o escopo do trabalho é previamente definido para atender a demanda específica.


Esse procedimento se diferencia da auditoria, na medida em que é um estudo de caráter analítico de dados e são utilizados informações e documentos de áreas multidisciplinares. Além disso, o objetivo de cada Due Diligence pode variar de acordo com a necessidade e objetivos do contratante. Ao contrário, o processo de auditoria possui caráter mais técnico do ponto de vista contábil, sendo focado, por exemplo, na adequação das demonstrações contábeis da companhia às normas e princípios vigentes.


É de suma importância contar com os profissionais adequados para fazer esse tipo de estudo e obter resultados eficientes, os quais vão trazer retornos positivos para a sua empresa ou identificar possíveis dívidas mascaradas em um imóvel pretendido.

Fonte da Imagem: blog.ipv7.com.br/ due-diligence-para-que-serve


15 visualizações