• pzorzodias

Celeridade dos procedimentos e o custo reduzido: algumas das vantagens dos contratos digitais.

Em decorrência dos avanços tecnológicos, a elaboração de contratos de forma digital tem sido transformadora para as relações comerciais, pois as vantagens vão desde os procedimentos burocráticos que são viabilizados de forma célere, até as negociações pré-contratuais que são possíveis pelo rápido compartilhamento de informações relacionadas que também contribui para a economia dos custos dos procedimentos.

Portanto, quando as partes optarem por realizar negociações via aplicativos de comunicação, como o WhatsApp por exemplo, o indicado é que todos os cuidados com os detalhes do contrato sejam comunicados de maneira clara e objetiva. Desde as condições gerais do contrato até as condições específicas, como a descrição dos produtos e serviços que devem estar bem estabelecidas e com a mínima margem para interpretação.


A a ferramenta CLM, que advém da sigla em inglês de Contract Lifecycle Management, é um meio de gestão de contratos com opção de assinatura eletrônica realizada dentro do WhatsApp. Essa ferramenta de gestão de contratos contribui muito para obter um maior controle sobre os contratos e agiliza todos os processos relacionados a eles. Além de facilitar o fechamento de negócios, é possível aumentar a precisão dos relatórios analíticos com um arquivamento inteligente e bem definido, além do histórico de todas as negociações com outras empresas. Contribuindo, também, para as possibilidades de criação, negociação e otimização de contratos.


A formalização e o armazenamento dos contratos têm validade jurídica e todo o processo dentro da ferramenta está aderente à medida 2.200/2001 que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras e garante a legalidade e a autenticidade dos contratos firmados por meios digitais. Apesar do procedimento de virtualização dos contratos trazer praticidade ao meio ambiente de negócios, é importante lembrar que a ajuda de um profissional especializado em contratos é suma para evitar futuros entraves ou judicialização dos possíveis conflitos.

Imagem: https://cnbmg.org.br



17 visualizações