Blockchain – Que tecnologia é essa?



Mesmo que pareça uma novidade, essa tecnologia existe há mais de 10 anos (surgiu em 2008). Ela que permite o funcionamento da criptomoeda bitcoin.


Apesar de estar intrinsicamente conectado às criptomoedas, essa tecnologia é (e será) utilizada para o desenvolvimento de inúmeras outras ideias, nas mais variadas indústrias. Por isso, é preciso entendê-la e conhecê-la bem.

Mas, vamos a uma explicação suscinta da tecnologia: blockchain é uma rede que funciona com uma cadeia de blocos (muito seguros) que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital (hash).


Já o hash é uma função matemática que pega uma mensagem ou arquivo e gera um código com letras e números que representa os dados que você inseriu, pegando uma grande quantidade de dados e transformando em uma pequena quantidade de informações.

O hash vai assinar o conteúdo do bloco; caso qualquer informação seja alterada, o hash muda. Quando você gera um novo bloco que também contém o hash do anterior, cria uma espécie de selo: é possível verificar e sinalizar se algum bloco foi alterado, para então invalidá-lo.


Essas informações de blocos são escritas no ledger, que pode ser traduzido para livro-razão; é onde todas as transações, no caso do bitcoin, ficam gravadas. Depois de escritas, elas não podem ser apagadas.


Nas palavras de André Salem, o blockchain é uma rede de negócios segura, na qual os participantes transferem itens de valor (ativos), por meio de um ledger (livro-razão) comum distribuído, do qual cada participante possui uma cópia, e cujo seu conteúdo está em constante sincronia com os outros.

Em resumo, então, blockchain pode ser descrito como:


  • Um protocolo de confiança

  • Sistema de registro público e imutável

  • Tecnologia descentralizada

#direitoempresarial #assessoriajuridica #empreendedor #vidadeempresaria #empresarias#startups #advocacia# #empreendedorismo #tecnologia #blockchain


5 visualizações